Direto ao Ponto – Nº 29 – Coaching, Professor, Mentor e Tutor.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Coaching, com a quantidade de cursos e oportunidades de atuação na área, vem ganhando muito espaço. As vezes fico com a impressão de que todo mundo é “Coaching” (falado popularmente, mas o correto para o profissional que atua, com este processo, é “Coach”). Muito consideram Tim Gallwey, “coach” norte-americano o “pai” do coaching. Ele escreveu o livro “O Jogo Interior do Tênis”. Ele é formado em Literatura e seu processo é fundamentado em 3 pontos: Ajudar pessoas a aprender a aprender e pensar por si próprias; Ajudar gestores e executivos a desenvolver colaboradores e equipes; Ajudar as lideranças a aprenderem a criar organizações voltadas à gestão do conhecimento e aprendizagem.

Já o famoso e conhecido Professor é o responsável pela etapa mais básica do nosso processo de maturidade. Cabe a ele fornecer as informações e instruções que serão necessárias para a realização de qualquer tarefa.

Mentor é aquele que atua diretamente na maturidade do indivíduo e é essencial que seja um profissional com experiências e vivências em uma determinada área de atuação. Eu não poderia ser Mentor de construção civil, pois minha experiência e vivência, nesta área é muito pequena. O Mentor é muito mais orientativo, uma referência, estabelece desafios e a relação é marcado por respeito, admiração e confiança.

Com o Tutor é aquela pessoa que fará um determinado processo com o seu tutoriado. Dai até vem a expressão “Tutorial”, que é uma sequência passo a passo. O Tutor, diferente do Mentor, não precisa ser um conhecer do assunto ou tema que o tutoriado irá trabalhar. O Tutor acaba aprendendo junto com o processo de tutoria.

Os termos se confundem, mas há uma sutil diferença entre cada um deles. Todos nós temos, durante a nossa vida, essas quatros figuras, atuando em nosso desenvolvimento.

Os pais foram os primeiros e mesmo na ausência destes, continuam, com seus valores, nos servindo de referência de conduta.

Pense sobre isso. Atue sobre isso. Boa semana.

Toni Coelho

Consultor em Recursos Humanos

www.cityrh.com.br

Blog: www.cityrh.com.br/blog

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/gestaodetalentoscityrh


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

support
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×