Primeiro emprego

Primeiro emprego

Olá, este tema foi um dos mais solicitados em nosso site. Há muitas pessoas que estão nesta fase, e não sabem se estão utilizando as estratégias certas para conquistar uma oportunidade.

 

Realidade Versus Necessidade.

A primeira coisa que quero chamar a atenção é sobre o conceito de realidade e necessidade. Pois muitos querem um “grande” emprego, com todos os benefícios, chances de crescimento e um excelente salário, porém esquecem que a realidade não é bem assim. E a necessidade dos candidatos de construir uma carreira, junto com a necessidade de ser remunerado para bancar seus estudos, ajudar na família e etc.

O que temos é muita gente procurando o primeiro emprego e as vagas para estes casos, além de serem menores, têm um salário mais baixo. Esta é a realidade, ponto. Não adianta reclamar. A grande maioria começa assim. Ganhando um salário mais baixo e tendo que fazer muito para ser valorizado.

Quanto você vale?

Em qualquer profissão vale mais aquele que tem mais competência.,que sabe fazer mais e bem feito. Vamos a alguns exemplos: Você precisa de um pedreiro. Qual você quer? Aquele que sabe mais ou menos ou nem sabe fazer direito o seu trabalho? Ou aquele que saiba fazer o seu trabalho muito bem feito? Claro que algumas pessoas acabam optando pelo mais barato, mas você já ouviu aquele ditado popular: o barato sai caro? Quantas pessoas que contrataram um profissional por ser o mais barato, sem avaliar se sabia fazer o que prometeu. Depois tiveram que contratar um outro para corrigir o erro daquele que cobrou mais barato e não sabia o que estava fazendo.

Portanto, se você quer valer mais, saiba o que está fazendo (conhecimento), faça bem feito (habilidade e atitude). Pois também encontramos profissionais que sabem fazer, porém tem uma atitude negligente com a qualidade – fazem de qualquer jeito. É o chamado serviço matado.

Conhecimento se adquire de diversas formas, e nos dias de hoje a internet é um meio para se aprender a fazer muitas coisas.

Procure compensar a falta de experiência com os seus conhecimentos.

Veja o vídeo sobre: Como o profissional pode valer mais!

Qual a sua Atitude?

Você já deve ter visto pessoas que nem precisar abrir a boca para percebermos as suas características. Chamo a atenção para isto em relação a posturas, gestos, formas de se comportar em público, gentileza, educação, modo de andar, sentar, beber e comer.

Usar palavras mágicas: Por favor, com licença, posso ajudar, em que posso ser útil, e muito obrigado são algumas destas.

E nos meios digitais saber utilizar uma linguagem que aproxime e compartilhe. Simples, fácil e rápido de causar uma primeira boa ou má impressão.

Veja o vídeo: Educação Digital e Engajamento.

Busque por perto.

Existem oportunidades que podem estar muito próximas de onde você reside. E com a vantagem de que a empresa, que lhe der a oportunidade, não gastará com vale transporte. E você terá maior facilidade de chegar a empresa.

Mesmo que a empresa seja pequena é uma excelente oportunidade para quem precisa começar. Veja o comércio, as empresas, as oficinas, os escritórios perto de seu casa e vá até eles e se apresente.

Mantenha-se atualizado.

Procure manter-se bem nos estudos. Busque fazer cursos pela internet. Esteja sempre aprendendo. Lembrando do conceito: Que problemas você é capaz de resolver? Se você não souber resolver nada as suas chances são menores do que alguém que já saiba resolver problemas de controle com uma planilha de excel ou fazer uma apresentação no power point ou ainda atualizar um site.

Tenha foco.

Busque naquelas atividades que você curte, mas não esqueça que nem sempre elas estão a disposição. E se encontrar algo que possa trabalhar, mantenha o foco na sua função. Não se distraia com celulares, joguinhos, redes sociais e outras coisas que não seja o seu trabalho. Uma das críticas que as empresas mais fazem aos jovens em primeiros emprego é que estes são muito dispersos. Que tal ser diferente? Ser focado? Desta forma você também passa a ser visto de maneira diferente.

Veja o vídeo: Atenção, isto muda muita coisa!

Procure com uma ótima apresentação.

Quando sair para procurar uma oportunidade empenhe-se em estar bem apresentado. Nada de bermudas ou chinelos, para homens. Procure estar com roupas limpas, um tênis limpo e sem bonés.

Não vá com a camisa do seu time de futebol, isto não lhe ajuda muito. Cuidado com as roupas muito curtas, para as mulheres.

Lembre-se você pode não ter uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão (é velho, mas muito válido).

 

Por hoje é isto.

Gostou, clique ou comente abaixo. Tem sugestões, envie, também pelos comentários.

 

Um abraço.

 

Toni Coelho

DSC_0306-crop

 

 


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /home/cityrh/cityrh.com.br/blog/wp-includes/comment-template.php on line 1617

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *