5 Coisas Que Você Não Pode Esquecer Sobre Oportunidades de Trabalho!
1- Onde nascem as vagas?
As vagas começam nas áreas de trabalho, dentro das empresas e lá estão os primeiros a saber sobre essa oportunidade. Se você conhece pessoas da mesma área, de sua atuação, você aumenta as chances de ser lembrado neste momento. Se você puder ser considerado, neste momento, a vaga poderá nem ser aberta em outras fonte. A medida que a vaga vai pra outras fontes, o número de candidatos potenciais aumenta.
2- Cuide da sua imagem
Comece vendo a sua foto do linkedin. Depois observe o que você está publicando nas redes sociais. Como você está se posicionando? Está bem na foto? Ou você publica qualquer coisa, sem critério? Pense nas celebridades. Você acha que deixam sair qualquer foto sobre elas? Em situações que não lhe qualifiquem? Então, aja como uma celebridade. Cuide da sua imagem.
3- Troque informações e oportunidades – Cultive a reciprocidade
Compartilhe boas noticias. Compartilhe oportunidades de trabalho. Compartilhe bons artigos. Agindo assim você movimenta a sua rede de relacionamentos de forma positiva. E, claro, a sua imagem fica associada aos materiais e artigos que compartilhou. Se compartilhou coisas positivas, a sua imagem ficará associada a isso. Hoje uma pessoa comum tem mais visibilidade do que algumas celebridades há alguns anos atrás.
4- Disciplina.
Uma ação todos os dias é mais forte em resultados do que um grande esforço num pequeno e curto período. Mantenha a disciplina de fazer sempre algo para a sua rede e seu objetivo, todos os dias. Imagine a situação: não adianta ir um dia a academia e fazer todos os exercícios em carga máxima. Você só ganhará dores e possíveis lesões. O melhor é ter a disciplina de fazer um pouco, mas todos os dias. Atue na sua rede, faça novos contatos, trabalhe (cuide) a sua imagem em todas as mídias sociais.
5- Aprenda todos os dias algo novo – Seja útil.
Um profissional, em inicio de carreira, me procurou para confeccionar o seu currículo e foi logo me avisando: “Tá difícil conseguir alguma coisa, pois eu não sei fazer nada e não dão chance para quem não tem experiência”. E eu fui logo alertando: “Opá, mas se você não sabe fazer nada, por que alguém iria te contratar? Para que você serviria?”
Ele tentou argumentar, dizendo que queria uma oportunidade para aprender. Eu entendi, mas procurei demonstrar a seguinte situação: Alguém te pagar, pra quem não sabe nada e esperar você aprender algo que ainda não sabe o que é? É isso mesmo? Ele então percebeu e corrigiu. Disse que não era bem assim, que sabia fazer “algumas coisas”, que conhecia alguns programas de computador…..etc etc.
Nesta história temos alguns pontos: Você precisa ter claro o que sabe fazer – no que pode ser útil. Você precisa saber o que ainda não sabe, na sua área de pretensão e ir atrás para aprender. A internet tem muitas opções gratuitas para aprendizado. E finalmente (ou primeiramente) você precisa ter claro a sua área de pretensão. Para quem quer qualquer coisa, qualquer coisa pode ser difícil conseguir.
Lembre-se destas coisas. Disciplina, um abraço e sucesso.
Toni Coelho
Consultor da CITYRH