Hoje o tema é sobre uma frase do técnico da seleção (Tite). Ele usa a expressão “a equipe soube sofrer”.
Essa frase reflete a situação em que a equipe soube se comportar quando era pressionada ou quando o momento do jogo não era favorável para a equipe.
Já houve, sobre este tema, até um estudo americano, com crianças e o ato de comer marshmallow (um doce). Neste experimento a questão era quem esperaria e resistiria a vontade de comer mais de um doce. Comer um só agora ou esperar pra comer dois ou mais.
A questão é a mesma: quem aguentaria sofrer ou passar vontade para ser recompensado mais a frente.
No basquete há os movimentos em ciclos constantes de ataque e defesa.
Em outro esporte, no boxe, há um filme em que o personagem (Rock Balboa) apanha muito, mas está cansando o adversário, para depois vencê-lo.
E há o dito popular: “O apressado come cru”.
Em todas estas situações temos a questão de esperar a hora, o ponto certo para deixar de apanhar, ou se defender, para partir para o ataque ou contra ataque.
E na gestão de pessoas ou de situações do cotidiano na gestão de negócios, temos situações muito parecidas. O ponto central é o equilíbrio. Não é somente apanhar. Mas saber que há uma hora certa para reagir. Isto talvez seja o “saber sofrer”. É não ficar o tempo todo no sofrimento, mas administrar a situação e saber que há um momento para reverter a situação.
Porém, uma coisa é certa, se deixarmos, a vida e as circunstâncias nos farão eternos sofredores, tal qual a hiena do desenho animado que só repetia: oh vida, oh céus…
Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: 2.tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; 3.tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; 4.tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; 5.tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. 6.Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; 7.tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; 8.tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz.(Eclesiastes 3)
Pense nisso. Atue nisso. Boa semana.
Toni Coelho
Consultor em Recursos Humanos
Blog: www.cityrh.com.br/blog
Ótima mensagem para pessoas que estão em busca de algo na vida! Não é fácil esperar mais é preciso, até para que aprendamos a valorizar tempos ruins e bons.
Muito bem Ricardo. É criar as suas possibilidades. Se preparando sempre.
O custo do parafuso? Depende da necessidade. Quando vc não usa o parafuso ele não vale nada, quando vc precisa pra segurar uma roda de carro, na estrada, longe de tudo e de todos. Este mesmo parafuso vale uma fortuna.
Muito bem, Daniel. Tudo depende da situação. Não podemos menosprezar os detalhes. Nunca sabemos quando estes nos ajudarão. Um abraço.
Para uma pessoa como eu, trabalhadora, animada e sempre otimista, porém desempregada desde Fevereiro deste ano, estas palavras veem a calhar, pois me pego desperdiçando os momentos de “desemprego” sofrendo por esta situação á me animar com a liberdade momentânea! Obrigada pela mensagem, lembrarei dela .
Luisa, torço que tudo dê certo. Um abraço.